terça-feira, março 28, 2006

O projecto para a requalificação da Pousada da Juventude de Alfeizerão

O projecto para a requalificação da Pousada da Juventude de Alfeizerão vai ser lançado, ainda este mês, a Concurso e aos Fundos Comunitários.
A novidade foi transmitida durante um encontro entre a MoviJovem e o Presidente da Câmara de Alcobaça em finais de Fevereiro.
O projecto inicial de remodelação foi alterado. Gonçalves Sapinho fala no aumentada da capacidade de alojamento e protocolos com o Clube Náutico de São Martinho como as principais novidades.
Alcobaça admite que o projecto não andou com a rapidez esperada, mas acredita nas novas garantias dadas pela MoviJovem em Fevereiro. A remodelação da Pousada começou a ser falada em 2001.

Alcobaça e Nazaré chegaram a acordo

Alcobaça e Nazaré chegaram a acordo para o pagamento da antiga dívida pela utilização da aterro sanitário da Nazaré.
O pagamento e o acordo deverão ir a uma próxima reunião camarária de Alcobaça. A verba que vai ser paga não é especificada pelo Município de Alcobaça.
O acordo para o pagamento dos mais de 100 mil euros de dívida demorou anos e precisou mesmo de um estudo.
A dívida em causa remonta ainda ao tempo da gestão socialista da Câmara de Alcobaça. Gonçalves Sapinho deverá propor em próximas reuniões do executivo a forma de pagamento da dívida à Nazaré pela utilização do aterro sanitário que é hoje uma Central de Transferência de lixo

O porco “malhado” de Alcobaça foi reconhecido como uma raça única

O porco “malhado” de Alcobaça foi reconhecido como uma raça única.
Apesar de poder ser produzido em qualquer parte do país, é a classificação que interessa aos agricultores.
O reconhecimento da raça foi uma das novidades avançadas durante a I Feira Agrícola de Alcobaça que terminou no Domingo e que, segundo um inquérito lançado pela Associação dos Agricultores de Alcobaça, foi do agrado da maioria dos visitantes.
A próxima edição da Feira ainda não está certa. Pedro Calado garante que só nos próximos dias será tomada uma decisão.

Rotunda à Fervença vai avançar ainda este ano

A Rotunda à Fervença vai avançar ainda este ano numa empreitada que vai custar 210 mil euros.
As Estradas de Portugal consideram a rotunda a melhor solução para dar fluidez e segurança ao trânsito que circula na EN 8-5. A preocupação de Rosa Domingues, Presidente da Junta da Maiorga, volta-se, agora, para os que circulam da Vestiaria em direcção à sua freguesia.
A Câmara continua a estudar a possibilidade de aceitar a desclassificação da EN 8-5.
A condição de Gonçalves Sapinho, para receber a EN8-5, que o governo quer desclassificar, é que as Estradas de Portugal façam a intervenção mais cara.

Promoção da Maçã de Alcobaça vai contar com 1 milhão de euros

A promoção da Maçã de Alcobaça vai ter um apoio de 1 milhão de euros nos próximos três anos.
A verba foi disponibilizada pelo Ministério da Agricultura e anunciada em Alcobaça pelo Secretário de Estado luís Vieira.
Os agricultores agradeceram a “ajuda”. Pedro Calado, Presidente da associação de Alcobaça, garante que o sector só precisa de um “empurrão” e que não quer viver de subsídios.
A Agricultura do concelho está a promover-se num encontro de 4 dias que começou na quinta-feira e termina este Domingo no Merco Alcobaça.
Maçã de Alcobaça vai entrar na campanha “alimentação saudável” junto das escolas. O MA apoia com 1 milhão de euros

Projecto de requalificação do rio Alcoa em Chiqueda

O projecto de requalificação de Chiqueda deverá ser apresentado no “Dia da Espiga”, uma data com forte tradição para a povoação.
O projecto, dos Serviços Municipalizados, prevê o embelezamento de toda a zona ribeirinha.
O projecto de requalificação do rio Alcoa em Chiqueda, localidade de onde sai a quase totalidade de água para abastecer o concelho, deverá ser apresentado em finais de Maio.

Qualidade da água vai passar a ser controlada ao segundo.

A qualidade da água consumida pelos alcobacenses vai passar a ser controlada ao segundo.
Ainda este ano deverá ser instalado um novo sistema de controlo da qualidade da água.
As perdas de água por deficiências no sistema de abastecimento continuam a ser, neste Dia Mundial da Água, um problema para a maioria dos municípios. Quando chegam os meses de calor e devido ao aumento da pressão, duplicam as rupturas e o desperdício. O vereador José Vinagre reconhece o problema e garante que a solução está para breve.
Os principais depósitos de água do concelho já são controlados por um sistema informático. Em breve, toda a rede estará automatizada.

A EB do 1º ciclo do Bárrio recebeu computador

A EB do 1º ciclo do Bárrio recebeu o primeiro computador da nova campanha do grupo SONAE.
Para a organização da Campanha “Computadores para as Escolas”, o prémio foi o mais bem merecido de sempre devido ao empenho dos pais, professora e alunos.
Foi uma das escolas mais pequenas a concorrer e a ganhar por, segundo Carlos Cabral, ter tido um forte empenho na campanha.

BV de Pataias inauguram novo quartel

O novo quartel dos BV de Pataias é inaugurado no próximo fim-de-semana.
As novas instalações foram lançadas ainda durante o Governo de António Guterres, mas com a chegada de Durão Barroso ao Governo o projecto “abrandou” por “falta de verba” das estruturas nacionais” que apoiam financeiramente a infraestrutura

CMA alerta tentativa de fraude junto a idosos

Alguns alcobacenses têm vindo a ser contactados por um indivíduo que se diz funcionário da Câmara. O Pelouro das Obras garante tratar-se de uma “fraude” e aconselha os alcobacenses contactados a denunciarem a situação às autoridades policiais.
Carlos Bonifácio garante que a CMA não tem por hábito fazer visitas domiciliárias. Não é a primeira vez que este tipo de tentativa de fraude acontece em Alcobaça.

quinta-feira, março 16, 2006

Alcobaça quer projectos urbanisticos de qualidade


Alcobaça quer projectos urbanisticos de qualidade que sirvam de incentivo à atracção de mais turistas e residentes.
Carlos Bonifácio, vereador com as obras particulares, garante que tem estado a contar com a “compreensão” dos promotores que se têm manifestado interessados em investir no concelho.
O vereador tem argumentado, junto dos promotores, que a “qualidade” dos projectos urbanisticos é benéfico para todos.
As praias, nomeadamente a Pedra do Ouro, têm estado a despertar o maior interesse dos promotores, depois da forte procura da Baía de SMP.


Câmara da Nazaré decide o destino da Feira Semanal

A Câmara da Nazaré vai decidir dentro de dias o destino da Feira semanal.
Esta sexta-feira, e durante a Assembleia Municipal convocada para a Câmara ficar a saber o que pensam todos os partidos sobre o assunto, a bancada do PSD voltou a defender a deslocalização da Feira.
Já o Bloco de Esquerda, que voltou a acusar PS e PSD de “pactuarem” na falta de soluções para o assunto que levantaram, voltou a defender a manutenção da Feira no local que ocupa há anos.
O PS recusa qualquer sintonia com o PSD, a quem acusa de estar há 3 mandatos na Câmara sem conseguir resolver o assunto, defende a deslocalização da Feira para o Parque Atlântico, no Sítio.
A Câmara Municipal deverá deliberar já na próxima reunião o que fazer à Feira semanal. Jorge Barroso tem-se manifestado favoravel à saída, pelo menos, durante os meses de Julho e Agosto.
A maioria na CMN vai decidir, dentro de dias, o que fazer à feira. A suspensão durante o verão ou a deslocalização são as hipóteses ainda em estudo.

Há várias construções que não respeitaram os planos de ordenamento


Arrastam-se em Tribunal alguns contenciosos da Câmara contra algumas obras realizadas à margem da lei.
Há várias construções que não respeitaram os planos de ordenamento mas que continuam a avançar até ordem em contrário do tribunal.
Pelo concelho de Alcobaça têm sido detectados vários casos de obras particulares não autorizadas pelo Municipio. A Lei manda demolir as infracções, mas Alcobaça tem tentado, com a maioria dos casos, e segundo o vereador Carlos Bonifácio, chegar a entendimento com os proprietários.
A CDU contou 12 ordens de demolição desde o início de funções deste executivo, há 8 anos, mas Rogério Raimundo garante que nem uma obra ilegais “veio abaixo” O vereador da CDU diz que a Câmara pode estar a “aliciar” a ilegalidade.
Há, pelo menos, 12 casos graves de construções que não respeitam as regras do Ordenamento do território de Alcobaça, mas até hoje nenhuma foi demolida. A Câmara diz que, na maioria destes casos, a decisão está do lado dos Tribunais.

Ensino Secundário em Pataias


A instalação do Ensino Secundário em Pataias deverá ser praticamente impossível.
Gonçalves Sapinho diz que reuniu com vários organismos por causa deste assunto, mas garante que sem alunos não é possível concretizar a vontade dos encarregados de educação.
O ensino secundário em Pataias é uma reivindicação dos encarregados de educação. O problema está na falta de alunos que, após o ensino obrigatório, prosseguem os estudos em Alcobaça, Marinha Grande, Juncal ou Leiria.

A Banda de Alcobaça tenta novo Protocolo com a Câmara Municipal.


A Banda de Alcobaça está a negociar um novo Protocolo com a Câmara Municipal.
Em causa está, segundo Rui Morais, a “auto-suficiencia” da colectividade que já gere duas Academias.
O novo Protocolo, em negociação com a Câmara, é tido essencial ao equilibrio financeiro da Colectividade que tem em funcionamento as Academias de Música e de Dança, mas que viu o Ministério da educação reduzir substancialmente as ajudas.

Medida preventiva nas feiras de venda de animais vivos no concelho de Alcobaça


Mantém-se interditas algumas feiras de venda de animais vivos no concelho de Alcobaça.
A autoridade veterinária municipal garante que se trata apenas de uma medida preventiva, accionada em mais zonas de risco do país.
Alfeizerão e São Martinho do Porto estão no corredor de passagem de aves migratórias que podem ser eventuais portadoras do vírus da gripe das aves. Não foi ainda registado qualquer caso em Portugal. Não há razões, segundo as autoridades, para alarme.
Nos próximos meses são esperados “patos selvagens” e “Aves pernaltas” na região. Continua, por isso, a ser obrigatório o registo de todas as aves domésticas.

O canal de água do Rio Alcoa


O canal de água do Rio Alcoa vai ser limpo pelos serviços Municipalizados da Câmara.
O canal está entupido com lamas e mato. A Protecção Civil decidiu tomar a iniciativa, apesar do local estar sob jurisdição de outros organismos.
A limpeza do canal faz parte de um plano de requalificação para a estrada que liga Alcobaça à Fervença.
José Vinagre já conversou com o IE sobre esta intervenção e espera pela contribuição financeira do INAG – Instituto da água – que tutela os rios no exterior da cidade.

O Clube Náutico de São Martinho do Porto


O Clube Náutico de São Martinho do Porto quer ser um dos pontos de atracção turística da “nova baía”.
As actividades náuticas deverão aumentar nos próximos meses, podendo funcionar como um pólo de atracção durante todo o ano.
As obras na sede náutica da Vila devem ficar concluídas dentro de mês e meio e Luís Bairrão, vice-Presidente do clube, acredita que, juntamente com a Requalificação Urbana em curso, serão um importante ponto de atracção e criação de riqueza.
A Baía está em obras. A Câmara e os projectistas ainda acreditam no fim das obras na Marginal antes da abertura da época balnear, em Junho. A vila de SMP quer ser um pólo de atracção turística durante todo o ano e usar a Baía como um pólo de desenvolvimento.

quinta-feira, março 09, 2006

O maior empreendimento turístico de sempre no concelho de Alcobaça

O maior empreendimento turístico de sempre no concelho de Alcobaça pode instalar-se na Pedra do Ouro, nos próximos anos.
A Câmara deu parecer positivo a um empreendimento de mais de 400 fogos na praia da Pedra do Ouro.
O vereador das obras particulares, Carlos Bonifácio, pediu pareceres a várias entidades, nomeadamente à Águas do Oeste por tratar-se de um grande empreendimento e que pode atrair mais turistas às praias do norte do concelho de Alcobaça.
Na Câmara, os dois vereadores da oposição, votaram a favor deste empreendimento que prevê 428 fogos, de vivendas de luxo na Praia da Pedra do Ouro, em Pataias. Mas a CDU, através de Rogério Raimundo, já mostrou algumas “reservas” sobre este investimento.
É o maior investimento privado de sempre no concelho de Alcobaça. A Câmara deu parecer positivo. Mas pediu, ao mesmo tempo, pareceres a várias entidades.

Mercado Municipal de Alcobaça exigem obras de fundo

Os vendedores do Mercado Municipal de Alcobaça exigem obras de fundo na estrutura, mas a Câmara tem outros planos para o local.

Um estudo aponta para um parque de estacionamento subterrâneo no local do Mercado Municipal.
No sábado (04-03-06), e na sequência da chuva intensa que caiu sobre Alcobaça, o mercado ficou inundado, provocando a indignação aos vendedores que lembraram promessas antigas não cumpridas pela Câmara.
O vereador Herminio Rodrigues esteve no local e aos prejudicados pede desculpa pelo incómodo.
A Câmara terá prometido, em duas campanhas eleitorais, fazer arranjos no mercado, colocando vitrines a separar a venda dos legumes dos animais vivos e do peixe.
Um estudo na posse da autarquia aponta para um parque subterrâneo, que poderá avançar ainda este mandato, no local. O mercado deverá permanecer, ocupando uma parque de um edificio que poderá levar lojas.

Horários de funcionamento de bares em estudo

A CMA está a avaliar caso a caso os pedidos de bares para ficarem abertos até mais tarde.
O historial e a zona em que estão implantados contam para o alargamento da licença de funcionamento.
Alguns proprietários queixam-se de “injustiça” quanto aos horários. O vereador Carlos Bonifácio diz que tem em conta as “realidades locais” para mexer nos horários de funcionamento dos bares.
Muitos bares estão instalados em zonas residenciais e a “convivência” nem sempre é fácil devido ao barulho.

Banda de Alcobaça prepara presença em Concurso Internacional.

Mais de 30 bandas vão disputar os prémios deste Concurso que vai decorrer no final do mês de Abril.
A Banda de Alcobaça, à beira de comemorar 86 anos de existência, é uma forte candidata aos primeiros prémios deste concurso internacional de bandas.

6º Concurso de Doçaria do Oeste

A Pastelaria A “Casinha dos Montes” arrebatou os Prémios do 6º Concurso de Doçaria do Oeste que terminou este fim-de-semana nas Caldas da Rainha.
Quatro bolos de Graça Salteiro foram premiados com o segundo prémio. Dois obtiveram o Primeiro Prémio e um o Prémio “capital do comércio” . As cornocópias, o bolo de massa de amêndoa com fios de ovos, o bolo de maçã e noz, as nozes e castanhas de ovos, o bolo de aniversário, e as broas foram os doces premiados.
Além da Casinha dos Montes, também a Pastelaria Saraiva e a Padaria a “Padeirinha” de Aljubarrota trouxeram prémios de Caldas da Rainha.

José Aurélio recebeu a Ordem do Infante

É mais uma condecoração de Estado. O escultor alcobacense, José Aurélio, recebeu a Ordem do Infante das mãos do Presidente da República, Jorge Sampaio.
É a segunda Condecoração de Estado. A primeira foi entregue recentemente pelo Chile por trabalhos artisticos feitos por José Aurélio sobre o escritor Pablo Neruda.

Já foram plantadas novas árvores na Praça do Rossio.

Já foram plantadas novas árvores na Praça do Rossio.

Os Ulmeiros e os Freixos foram, desta vez, as árvores escolhidas para dar sombra ao Património da Humanidade.
Falcão Campos, o arquitecto que está a acompanhar os trabalhos de Requalificação de Alcobaça, acredita que a plantação de todo o bosque estará para breve.
Nos planos iniciais estavam os Carvalhos mas as árvores não resistiram ao local e morreram. As novas árvores já chegaram à praça do Mosteiro e estão relacionadas com a história da cidade. A Praça 25 de Abril, onde antes se cruzavam os dois rios, têm agora a simbologia da água com as árvores: os Ulmos e os Freixos.

Adepa, Câmara e o Museu dos Coutos vão recuperar dois moinhos de água

ADEPA vai receber quase cinco mil euros para trabalhos de recuperação das azenhas do Rio Alcoa.
A associação de defesa do património, a Câmara e o Museu dos Coutos vão recuperar dois moinhos de água.
Os moinhos vão voltar a trabalhar, depois da recuperação, e deverão, segundo Carlos Mendonça, entrar no roteiro de visitas turísticas a Alcobaça.
Os trabalhos de restauro dos dois moinhos de água estão a arrancar. Os técnicos tentam que os moinhos voltem a funcionar.

segunda-feira, março 06, 2006

Retorno da Emissão On Line

Começa já a dar frutos a emissão On Line da Rádio Cister.
Foram já recebidas participações entre outras de ouvintes da região de Alcobaça que vivem no estrangeiro. No passado sábado participaram dois ouvintes em directo no Programa Linha Aberta, o habitual programa de discos pedidos.Estas participações chegaram de Nova York e Filadélfia,aconteceram em directo e por telefone.
Entretanto a página oficial da Rádio Cistér na Internet está a ser construida por uma empresa contratada para o efeito não devendo faltar muito tempo para que fique pronta e disponivel para todos,vamos apenas aguardar um pouco mais.