segunda-feira, junho 26, 2006

Fernando Regateiro veio a Alcobaça

Fernando Regateiro veio a Alcobaça ver o que o Conselho de Administração do Hospital mostra há anos sobre o estado em que são atendidos mais de 70 mil utentes.
Antonio Ventura disse a Fernando Regateiro, Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, que é um “milagre” o edificio principal do hospital de Alcobaça ainda funcionar.
Fernando Regateiro quis reunir com os responsáveis pela saúde de Alcobaça para ver o que poderia ser feito nos próximos meses para remediar as graves deficiências. No final da reunião de trabalho, o administrador regional disse que “levou uma imagem real” dos problemas de saúde de Alcobaça.
Uma “imagem” dos problemas que o responsável pela saúde do centro leva consigo depois de uma hora de visita ao Hospital de Alcobaça.

A Administração Regional de Saúde do Centro admite que existem poucos médicos ao serviço do Hospital de Alcobaça.
Fernando Regateiro, Presidente da ARS, garante que serão adequados os meios à procura por parte dos utentes.
Uma resposta que não satisfaz as necessidades de António Ventura, Presidente do Conselho de Administração que, ao mesmo tempo, diz compreender as dificuldades de resposta da ARS do Centro.
O problema é que, segundo António Ventura, não há médicos que cheguem para Portugal e a maioria dos que exercem a profissão estão à beira da reforma sem que hajam substitutos prontos a entrar em serviço.

Parques Infantis encerrados

Seis Parques Infantis do distrito de Leiria foram encerrados por falta de condições de segurança.
Alcobaça não recebeu qualquer notificiação da inspecção do Instituto de Desporto (IDP). O Vereador José Vinagre garante que todos os espaços, da responsabilidade da Câmara, se encontram em boas condições de conservação.
A fiscalização incidiu sobre os espaços de jogo e recreios de edificios habitacionais, parques temáticos de diversão, zonas de recreacção, jardins-de-infância, espaços de recreio das escolas/creches e os situados junto de estradas ou auto-estradas.
O IDP exige segurança mas também que os espaços ofereçam "diversidade" e "estimulo" para as brincadeiras de crianças.

Semana Internacional do Acordeão

A semana internacional do acordeão não se realiza este ano e pode mesmo saír de Alcobaça.
A organização do evento, que traz à cidade vários artistas nacionais e estrangeiros, diz-se “cansada de mendigar”.
Anibal Freire diz que lhe chegaram onze anos de mendicidade por apoios à realização da Semana Internacional do acordeão que admite levar para outro concelho.

Parque Aquático da Nazaré

O Parque aquático da Nazaré já reabriu para mais uma época. Um hotel de cinco estrelas e um Restaurante devem rentabilizar o investimento feito pelo empresário de Ourém, José António Gil, o novo proprietário do NorParque.
O Parque Aquático da Nazaré vai passar a abrir durante todo o ano. Maria Máximo, Relações Públicas do empreendimento, diz que a ideia é tornar o NorParque num dos principais pontos de atracção à região.
Depois de um processo judicial entre a Confraria Nossa Senhora da Nazaré e os antigos proprietários, o Norparque reabriu e com a promessa de ficar todo o ano de portas abertas com piscinas, hidromassagem e hidroginástica, tobogans, jacuzzi, bares e esplanadas.

sexta-feira, junho 16, 2006

24 famílias de etnia cigana

24 famílias de etnia cigana de Alcobaça já assinaram os contratos com uma nova vida. As casas de paredes de tijolo estão prontas e a mudança estará para breve. A vereadora da acção social, Alcina Gonçalves, espera que o resto do processo decorra sem problemas.
Hélder Bernardo conta os dias que faltam para a mudança da família, de 9 elementos, da barraca para o apartamento de 3 assoalhadas.
Ansioso pelo dia da entrega das chaves está também Lima Duarte que só não concorda com a política de não permitir o convívio das minorias étnicas com outros membros da sociedade.
Lima Duarte considera que ainda há muito trabalho pela frente para a “integração” plena e a aceitação da sociedade das minorias, em especial a cigana.
Muitos não gostaram de saber que vão ter despesas fixas para pagar ao final do mês. António Portugal vive há 40 anos em Alcobaça. Está feliz com a nova casa, que ainda vai receber, mas receia não ter dinheiro para tantas obrigações.
Também António Portugal, há mais anos a conviver com os alcobacenses dentro da sua comunidade, discorda do separação destas famílias do convívio com os outros.
A entrega das chaves das 24 casas às famílias de etnia cigana pode acontecer entre o final deste mês e o meio de Julho. Foi investido um milhão de euros para levantar o acampamento cigano da Rua da Liberdade num terreno que pertence à Fundação Maria e Oliveira que vai realojar duas famílias desta comunidade.

Quinta da Barrada

São esperados 2 mil novos habitantes em Alcobaça com o projecto “Quinta da Barrada”. A Câmara diz que continua a analisar a proposta.
Esta “nova cidade” vai nascer junto do Rio Alcoa e perto de uma Levada o que, segundo o vereador Carlos Bonifácio, obriga a uma análise minuciosa. Até agora, além do pedido prévio de informação, ainda não foi feito o pedido de loteamento.
Alcobaça procura o crescer há anos. A Quinta da Barrada, às portas da cidade, pode ser a oportunidade de criar uma “nova centralidade”.

Homenagem a Armando Barqueiro

O comendador Armando Barqueiro vai ser homenageado no próximo sábado por um grupo de amigos de Alcobaça.
Residente há várias décadas no Canadá, onde viria a falecer, Fernando Barqueiro era natural de Alcobaça onde os amigos o vão recordar num almoço de confraternização.

Aljubarrota está a preparar o novo Jardim Eugénio dos Santos

É a homenagem local ao arquitecto da “Lisboa pombalina”.
A Câmara vai divulgar em meados de Outubro os projectos finalistas ao Prémio de Arquitectura Eugénio dos Santos. A Junta de Aljubarrota aproveitou a oportunidade para prestar a sua própria homenagem a um conterrâneo através da requalificação do Jardim dos Prazeres que deve ser inaugurado em breve.
José Lourenço já escolheu a data mas prefere não a divulgar, ainda.

Carrinha nova no CBS da Maiorga

O Centro de Bem-Estar da Maiorga vai abrir uma campanha de solidariedade. A iniciativa destina-se a angariar verbas para o pagamento de uma carrinha nova para o transporte de crianças.
António Cruz, Presidente do Centro da Maiorga, já apresentou a nova carrinha à freguesia e, agora, conta com a ajuda de todos para para pagar o resto das prestações.

Larvas no Pinhal de Leiria

Uma nova população de larvas da "processionária do pinheiro" que se desenvolve no Verão no pinhal de Leiria está a alastrar pelo litoral. As Larvas colocam em risco os pinheiros e a saúde de pessoas e animais devido à acção urticante dos seus pelos ao nível da pele, do globo ocular e dos aparelho respiratório e digestivo.
O alerta parte da professora Maria Rosa Paiva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que em declarações à agência Lusa exortou para a necessidade da tomada de medidas de contenção desta praga que poderá eventualmente atravessar as fronteiras do país.
Na opinião desta docente, o pinhal de Leiria apresenta já neste momento sinais de grande decadência devido a esta situação.

quarta-feira, junho 07, 2006

Quartos e Chambres

A associação do alojamento particular da Nazaré quer acabar com os casos em que algumas mulheres se dirigem aos turistas a oferecer apartamentos ou quartos.
José Maria Martins, novo Presidente da Associação, admite que essa “corrida ao turista” que chega não fica bem.
Para António Trindade, que cessou o mandato na Associação a que presidiu durante mais de 10 anos, o problema da abordagem directa ao turista mantém-se por falta de “coragem política” da autarquia na aplicação do regulamento da actividade.
As correrias das peixeiras atrás dos turistas que chegam pela Rodoviária mantém-se na Avenida Vieira Guimarães onde a Associação tem tido maiores dificuldades em disciplinar a actividade.

A Nazaré tem uma das “praias de ouro” do país

Segundo a associação ambientalista Quercus, a Nazaré é uma das 180 praias do país que tem registado desde 2001 análises à água do mar com boa qualidade.
Francisco Ferreira, da QUERCUS, reconhece que muitos dos resultados que conduzem à atribuição de galardões de qualidade, nomeadamente da Bandeira Azul, precisavam de ser confirmados com análises regulares que a maioria dos municípios não faz.
A Quercus distinguiu 180 zonas balneares do país com “praias de Ouro” por cumprirem há vários anos critérios que conduziram à qualidade da água do mar.

Região de Leiria/Fátima aposta no Turismo Náutico

O Turismo Náutico vai ser uma das principais apostas da Região de Leiria/Fátima como uma alternativa ao sol e mar.
Miguel Sousinha garante que os oito concelhos da Região de Turismo têm estado empenhados em encontrar “complementos” aos sectores tradicionais.
Com a concorrência a aumentar e o número de destinos exóticos a aumentar para a maioria dos turistas devido aos baixos custos, Leiria/Fátima, região a que pertence Alcobaça, procura encontrar elementos que distingam os 8 concelhos.

Arranca mais uma época balnear

Alcobaça apresenta três praias com Bandeira azul, mas vereador do ambiente, Herminio Rodrigues, garante que há qualidade das águas nos 17 kms de costa.
SMP e Paredes de Vitória, em Pataias, ficaram de fora das candidaturas à Bandeira Azul por opção da câmara embora estejam já, segundo o pelouro do ambiente, sem problemas de pouluição
A Nazaré continua a ser uma das praias mais procuradas na região pelo turismo de sol e praia. Reinaldo Silva diz que não há perspectivas que quantas centenas de turistas chegarão este ano à praia, mas a estimativa do vice-presidente é de mais uma “enchente”. A zona balnear foi preparada com os cuidados de anos anteriores.
A vigilância das praias volta a estar assegurada pela Associação de Nadadores-Salvadores da Nazaré. Daniel Meco orgulha-se de apresentar uma “ficha” quase limpa de acidentes mortais nas praias que tem estado a acompanhar.
A época balnear começa com a estreia de multas para banhistas desrespeitosos e medição da qualidade da areia nas praias, 207 das quais com direito a bandeira azul.

Batalha de Aljubarrota

Porto de Mós espera vir a comemorar com Alcobaça a “Batalha de Aljubarrota”.
O Presidente da Câmara, João Salgueiro, garante que as comemorações ainda não se realizam em conjunto devido à falta entendimento entre os 3 municípios.
Alcobaça tem depositado nos concelhos vizinhos a responsabilidade pela falta de comemorações conjuntas embora, nos últimos anos, e devido ao sucesso da Feira Medieval de Aljubarrota, tenha deixado de falar no assunto!

Estrada Atlântica só no próximo ano

A Estrada Atlântica até ao Osso da Baleia só vai poder ser usada no verão do próximo ano.
Esta é a perspectivas da Região de Turismo Leiria/Fátima depois de mais um problema, já ultrapassado, com o empreiteiro
Parte da estrada estará concluída no inicío do próximo ano, mas todo o percurso só estará utilizável a meio de 2007

Lixeiras ilegais na Vestiaria

Algumas zonas mais escondidas da Vestiaria estão a ser usadas como lixeiras ilegais.
As matas em direcção às Termas da Piedade estão a ser usadas como depósito de lixo de empreiteiros e de particulares. Nem mesmo a ameaça de multas elevadas tem desmobilizado os que praticam o crime.
Segundo o Presidente da Junta de Freguesia, António André, muitos proprietários já estão adoptar os seus próprios métodos de vigilância.
A antiga lixeira da Vestiaria foi selada pela Direcção do Ambiente mas quase no mesmo sítio nasceu uma nova onde particulares e empreiteiros têm estado a despejar lixo.

Dadadores Salvadores da Nazaré

A associação de nadadores-salvadores da Nazaré só vai chamar a Policia Marítima em casos extremos.
As novas regras para as praias entram em vigor com a publicação no Diário da República do diploma aprovado há três semanas pelo Conselho de Ministros.
Daniel Meco concorda com a Lei mas considera que deve ser aplicada em casos extremos. A Lei prevê multas pesadas para quem entrar no mar com a bandeira vermelha hasteada.

Alcobaça tenta trazer mais clínicos para o Hospital

O Hospital de Alcobaça continua à espera do reforço do quadro dos médicos. A pediatria, por exemplo, está a ser assegurada há anos por um único médico com limitações de horário.
O quadro médico do Hospital de Alcobaça, que está desadequado, não consegue, mesmo assim, ser preenchido pelos vários concursos que têm vindo a ser abertos por Antonio Ventura, administrador da unidade de saúde.
O Hospital de Alcobaça está a funcionar com menos 1/3 dos médicos para 60 mil doentes que atende, por ano, nas urgências. Os concursos para a admissão de médicos ficam quase sempre vazios. Há anos que o Hospital tenta trazer mais clínicos para Alcobaça.

Energia eólica ainda não funciona

O primeiro parque de energia eólica de Alcobaça está instalado, mas ainda não começou a funcionar. Falta ainda a autorização da Rede Electrica Nacional. A Cela foi a primeira e José Dionisio, Presidente da Junta, quer atrair mais investimento de energias renováveis à sua freguesia.
A Cela diz que tem vários pontos altos ideais para produzir energia eólica. O primeiro parque, com apenas um aerogerador, está montado mas ainda não começou a produzir energia para a Rede Electrica Nacional.

Aljubarrota Junta quer mais investimento

As Juntas de Aljubarrota quer mais investimento na sede da freguesia.
A Câmara prepara-se para aprovar a isenção de taxas municipais, tal como já procedeu para Alcobaça, para incentivar mais pessoas a recuperarem as suas propriedades.
As Juntas de Aljubarrota defendem mais empenho dos “privados” para colocar o centro da vila nos roteiros do turismo.
O centro da vila de Aljubarrota vai ser classificado de “histórico” para evitar a perda da traça original. Amilcar Raimundo e José Lourenço vão insistir com os particulares para manterem as caracteristicas da vila, convencendo-os dos benefícios para todos.

O maior empreendimento turístico no Concelho de Alcobaça

A agência de investimento está para receber a Câmara e a empresa “Pinhal Atlântico Golf Empreendimentos Imobiliários, SA”. Esta empresa quer instalar na Pedra do Ouro, em Pataias, o maior empreendimento turístico de sempre no concelho de Alcobaça.
O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, garante que o norte e todo o concelho de Alcobaça vai ganhar com este projecto.
Os investidores podem, no entanto, levar o investimento de milhões para fora se o processo não estiver desimpedido de burocracias em 2 anos. O problema está no terreno escolhido e que se encontra dentro da Reserva Ecológica Nacional e Espaço Florestal”.
Gonçalves Sapinho defende que o interesse dos investidores está relacionado com a promoção e investimento feitos pela Câmara.
Há, pelo menos, três grandes projectos com que a Câmara conta para puxar pelo Turismo mais meses ao ano no concelho de Alcobaça. A sazonalidade é uma caracteristica de todo o território mas que pode esbater-se, segundo os estudos, com alguns projectos, como os que estão previstos para as praias do norte do concelho de Alcobaça.

Évora e o Lar Residencial

Évora quer ter mais lugares no Lar Residencial que nasceu para substituir o que foi extinto do Mosteiro de Santa Maria, em Alcobaça.
Celeste Belo, supervisora do Lar Residencial de Alcobaça, garante que o acordo entre Évora e a SS tem estado a ser cumprido.
O Lar custou 1,5 milhão de euros e nasceu num dos terrenos doados pela Junta de Freguesia de Évora. A contrapartida era que fosse dada prioridade à Freguesia e a Alcobaça.
Joaquim Pego reconhece que o acordo tem estado a ser cumprido mas não satisfaz os pedidos.
A vaga de frio deste Inverno levou que o Lar desse abrigo a algumas pessoas que dormem nas ruas dos grandes centros urbanos. A população de Évora não compreendeu porque tem feito pedidos para entrar no Lar e não tem obtido resposta positiva.

Promoção dos Horto frutícolas

A Associação dos Agricultores de Alcobaça elogia os estudos que indicam a necessidade do país apostar na promoção dos Horto frutícolas.
Pedro Calado diz que é a primeira vez que surje um estudo adequado às necessidades do sector.
A partir de Janeiro o sector das frutas e legumes vai ter quase 500 milhões de euros para a promoção e produtividade. Segundo estudos apresentados, a agricultura portuguesa tem condições para ser competitiva no sector das frutas e dos legumes.

Ministro da Agricultura em Alcobaça

O Centro Operativo e Tecnológico de Alcobaça só faz sentido se as entidades agrícolas tiverem interesse na investigação.
O recado foi deixado pelo Ministro da Agricultura, Jaime Silva, que garantiu, esta quarta-feira, a Alcobaça que o centro operativo, a funcionar na Estação Vieira Natividade, não existe apenas para justificar alguns postos de trabalho.
Jaime Silva quer mais parcerias público-privadas em Alcobaça para dar sentido à continuidade dos organismos do Ministério da Agricultura.
Algumas organizações agrícolas têm questionado a validade de organismos como a Estação Vieira Natividade e o Centro Operativo a quem não reconhecem trabalho válido. Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara de Alcobaça, foi, no passado, um dos críticos da funcionalidade destes espaços.
Alcobaça chegou a propor a instalação de estudos universitários dentro da Estação Vieira Natividade para rentabilizar o espaço. O Ministro da Agricultura, Jaime Silva, veio dizer que está aberto a mais parcerias público-privadas.

Campanha de Sensibilização “Vamos parar com isto”









O distrito de Leiria é o sexto no país com o maior sinistralidade.
O Ministro António Costa esteve em Leiria para apresentar uma Campanha de Sensibilização “Vamos parar com isto” num dos distritos-motor da economia nacional mas com graves problemas de segurança rodoviária.
O Ministro classifica a sinistralidade rodoviária um dos principais problemas da segurança interna apesar de reconhecer algumas melhorias
A sinalização rodoviária vai ser uniformizada
Todas as entidades envolvidas na organização e sinalização das vias rodoviárias comprometeram-se a rever as informações de trânsito na via pública.
Alcobaça quer promover mais campanhas de sensibilização para a prevenção rodoviária junto das escolas.
No distrito de Leiria, a campanha de sensibilização envolve 15 mil alunos e quarenta escolas dos 16 concelhos.
Com as Câmaras e outras entidades que gerem as vias de comunicação, o Governo assinou protocolos para que a sinalização seja igual em todo o lado, de modo a evitar dúvidas de interpretação.

Barreira do som quebrada em Alcobaça

A Força aérea assume os prejuizos causados por um F16 que ultrapassou a “barreira do som” na passada segunda-feira, ao início da tarde.
Um avião da Força Aérea esteve na origem de um valente estrondo sentido em várias localidades de Alcobaça e de uma montra partida num estabelecimento da cidade:
O barulho provocado pelo aviões quando ultrapassam a barreira do som pode provocar bastantes estrangos, em especial se os aviões voarem baixo. Em Alcobaça provocou um estrondo e uma montra partida. Antonio Libório, proprietário do estabelecimento afectado, diz ter sido bem atendido pelos responsáveis da Base Aérea de Monte Real, em Leiria, na resolução do problema.

Festa da Criança e do Ambiente

O MercoAlcobaça abriu-se a mais uma festa da Criança e do Ambiente.
Mais de 50 pavilhões de actividades esperam mais de cinco mil crianças do 1º ciclo até ao próximo dia 5 de Junho.
A iniciativa da Câmara volta a juntar duas datas importantes: o Dia Mundial da Criança (1 Junho) e o Dia Mundial do Ambiente (5 Junho). A vereadora da educação, Alcina Gonçalves, aumentou o número de convidados e as ofertas às crianças.

Combate aos incêndios florestais

As entidades envolvidas na prevenção e combate aos incêndios florestais em Leiria vão fazer reuniões diárias, a nível concelhio, no "período crítico" de fogos no distrito.
A sugestão partiu do Governador Civil de Leiria, José Miguel Medeiros. Nestes "briefings" diários, deverão participar a GNR, os bombeiros e representantes da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
A preparação para a defesa da floresta começou, em Alcobaça, com o primeiro levantamento dos pontos de água.
Os Presidentes de Junta vão ser chamados a ajudar no combate aos incêndios disponibilizando as máquinas das autarquias.

Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho receberam apoios









Dezasseis Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Leiria receberam 900 mil euros para o apoio a várias valências Sociais.
Fernando Gonçalves, director da Segurança Social, que presidiu à entrega dos subsídios, disse que é determinação deste Governo reforçar o apoio social e combater a fraude na previdência que nasceu há já 30 anos.
A segurança social reconheceu que muitas das Instituições não sobreviveriam sem ajudas do Estado.
O centro distrital da Segurança Social assinou, ao todo acordos de cooperação com 16 Instituições, nomeadamente com seis de Alcobaça: Jardim Escola João de Deus, Centro de Bem-Estar da Maiorga, Centro Social de Turquel, Fundação Vida Nova, Centro de Bem-Estar de Cós e Santa Casa de Aljubarrota. Todas saíram “satisfeitas” com a ajuda.
Quase 900 mil euros que, segundo a Segurança Social, foram distribuidos de forma democrática, foram distribuidos por entre 16 IPSS's.

Évora de Alcobaça vai ter um Pavilhão Gimnodesportivo

A obra deverá estar pronta a usar ainda durante este mandato.
O projecto do Pavilhão foi apresentado na última edição da Feira de S. Bernardo.
Joaquim Pêgo acredita que a vila tem população suficiente que justifica mais um equipamento desportivo numa freguesia em que já existe um ringe.