quinta-feira, janeiro 26, 2006

Alcobaça aguarda o parecer do ICN

Alcobaça aguarda o parecer do ICN para se pronunciar sobre o Plano de ordenamento do Parque Natural da Serra dos Candeeiros.
O plano do Parque não prevê a expansão da actividade das pedreiras. Alcobaça discorda e diz que o Parque está a interferir numa matéria de decisão municipal.
A Câmara aguarda resposta às alterações que propôs, mas segundo Carlos Bonifácio, representante de Alcobaça na comissão de acompanhamento ao plano do PNSAC, está em causa uma questão jurídica sobre áreas que pertencem a Alcobaça, mas que estão dentro da zona de protecção ao Parque Natural.
A convivência da área protegida com os interesses de desenvolvimento nem sempre é fácil, mas há excepções. Turquel garante que não tem tido problemas de entendimento com a Direcção da zona Protegida, a que pertencem, de resto, várias povoações da freguesia, embora José Diogo admite que nem tudo está como defende a autarquia que lidera há 12 anos.
O principal problema do plano de conservação da natureza, proposto pelo ICN e Direcção do Parque da Serra dos Candeeiros está nas limitações à expansão da actividade da pedra, mas Alcobaça também procura uma abertura deste plano para instalar, junto da Serra, uma zona industrial.