terça-feira, abril 11, 2006

Energia eólica vai avançar apenas na Benedita

A energia eólica vai avançar apenas na Benedita. Turquel fica de fora da primeira fase da energia renovável.
O contrato inicial entre a Câmara e a empresa fornecedora do serviço foi alterado, mas o vereador Herminio Rodrigues minimiza essas alterações.
À Câmara têm estado a chegar pedidos de esclarecimento sobre alguns locais do concelho onde podem vir a ser instalados mais Parques Eólicos.
Enquanto Alcobaça ainda está a preparar terreno para a instalação do Primeiro Parque, outros concelhos vizinhos já tiram lucros da energia do vento. O PS, que lembrou estas contas à maioria social-democrata, pediu “celeridade” no processo. Daniel Adrião diz-se preocupado com as demoras de Alcobaça na instalação de energias alternativas.
Também para a CDU, que acha que o processo da energia eólica começou com demasiadas incertezas, o importante é avançar para a produção de energia amiga do ambiente. O vereador Rogério Raimundo só ainda não percebeu porque é que Alcobaça aceitou “intermediários” neste negócio.
O primeiro Parque de Energia Eólica começa a funcionar em meados de Junho na Serra dos Candeeiros, na freguesia da Benedita. O parque inicialmente previsto em Turquel está, definitivamente, cancelado.