terça-feira, maio 23, 2006

284 famílias Alcobaça sem dinheiro para prestação casa

As famílias portuguesas devem 101 mil milhões de euros. O crédito mal parado aumentou 4.7%.
No distrito de Leiria, os dados apontam para a existência de 2800 familias impossibilitadas de cumprir as suas obrigações junto da Banca. Em Alcobaça são já 284. Manuel Pereira, dirigente da União dos Sindicatos de Leiria, diz que o aumento do desemprego está na origem da maioria destes casos.
Para os empresários, estes números indicam o “facilitismo” do acesso ao crédito à habitação. Pedro Faria, Presidente do NERLEI – núcleo empresarial de Leiria – diz-se preocupado com a forma como os portugueses gerem o seu orçamento.
Menos pessimista, Mário Matos, da Associação de Imobiliárias, considera que se trata de uma situação normal “decorrente da própria actividade.
A economia portuguesa continua baseada na procura interna. Se por um lado o acesso ao crédito e a compra de bens animou a economia do país, agora chegou o “reverso” da medalha com cada vez mais familias endividadas.
Segundo o mais recente relatório da Associação de Bancos, 2800 famílias do distrito deixaram de ter dinheiro para pagar a prestação da casa. Leiria, que também tem mais habitantes, lidera a lista com 550 famílias. Segue-se a Marinha Grande, onde os números são mais problemáticos tendo em conta o número de habitantes e onde existem 438 famílias em dificuldade. Depois, Porto de Mós com 392, as Caldas da Rainha com 320; e, em quinto lugar, Alcobaça com 284 casos.