segunda-feira, maio 15, 2006

Estádio Municipal

O novo protocolo de cedência do Estádio Municipal ao Ginásio de Alcobaça, que prevê maior abertura à comunidade, pode entrar em vigor dentro de um mês.
O vereador do Desporto, José Vinagre, quer que o espaço seja usado por um maior número de pessoas.
O concelho de Alcobaça tem vários equipamentos desportivos municipais que a Câmara delegou aos clubes através de protocolos de utilização. A livre está, por isso, limitada a horários e preços dos clubes. Estas são as principais críticas dos que querem fazer desporto e cujos tempos livres não coincidem com os horários definidos pelo Ginásio.
O Ginásio, que paga a funcionários de limpeza e é responsável pela manutenção do equipamento, diz-se aberto à discussão do novo protocolo, apesar de alguns receios, por parte do Presidente do clube, Armando Bragança, sobre a boa conservação do Estádio Municipal.
O novo regulamento de utilização, ainda em análise, vai definir novas regras e horários para que mais alcobacenses possam utilizar a pista de tartan e o campo sintético para desporto de manutenção. Carlos Marques, Presidente da Assembleia do Ginásio, que é a favor da maior abertura dos espaços desportivos públicos, reconhece que o actual protocolo falha no horário alargado.
Nas últimas duas décadas foram instalados, pelo concelho, Pavilhões, Gimnodesportivos, Piscinas e Campos de Ténis. Em quase nenhuns os alcobacenses são livres de praticar às horas que desejarem actividade física.
Além dos horários, quem quer praticar desporto em Alcobaça vê-se também confrontado com os preços. Num país em que o excesso de peso e os maus hábitos fazem entre 10 a 15% da despesa na Saúde, fazer hidroginástica em horário livre uma vez por semana, por exemplo, em Alcobaça, custa 16 euros. Uma sessão de Step por semana no mesmo clube custa 10 euros.