sexta-feira, junho 16, 2006

24 famílias de etnia cigana

24 famílias de etnia cigana de Alcobaça já assinaram os contratos com uma nova vida. As casas de paredes de tijolo estão prontas e a mudança estará para breve. A vereadora da acção social, Alcina Gonçalves, espera que o resto do processo decorra sem problemas.
Hélder Bernardo conta os dias que faltam para a mudança da família, de 9 elementos, da barraca para o apartamento de 3 assoalhadas.
Ansioso pelo dia da entrega das chaves está também Lima Duarte que só não concorda com a política de não permitir o convívio das minorias étnicas com outros membros da sociedade.
Lima Duarte considera que ainda há muito trabalho pela frente para a “integração” plena e a aceitação da sociedade das minorias, em especial a cigana.
Muitos não gostaram de saber que vão ter despesas fixas para pagar ao final do mês. António Portugal vive há 40 anos em Alcobaça. Está feliz com a nova casa, que ainda vai receber, mas receia não ter dinheiro para tantas obrigações.
Também António Portugal, há mais anos a conviver com os alcobacenses dentro da sua comunidade, discorda do separação destas famílias do convívio com os outros.
A entrega das chaves das 24 casas às famílias de etnia cigana pode acontecer entre o final deste mês e o meio de Julho. Foi investido um milhão de euros para levantar o acampamento cigano da Rua da Liberdade num terreno que pertence à Fundação Maria e Oliveira que vai realojar duas famílias desta comunidade.